segunda-feira, maio 22, 2006

Virada Cultural e a Orquídea de Marte

Já com as coisas bem calmas cá por São Paulo, o pessoal de Curitiba veio fazer-nos uma visita para o fim-de-semana de virada cultural. Ora no Sábado, passámos o dia todo às voltas na cidade de São Paulo a ver…Prédios como os do largo do café, onde nos primórdios dos tempos da cidade de São Paulo se fazia o negócio do café, o edifício onde foi fundado a cidade de São Paulo, onde se diz que tem o melhor café da zona. A cidade teve várias épocas de influência, tanto arquitectónica, como cultural. A influência dos portugueses, depois a dos franceses, mais tarde os italianos, e hoje em dia São Paulo é aquilo que toda a gente sabe, uma mistura de culturas. Tudo isto com uma simples viagem de metro...


Gostei imenso das explicações dos guias, e apesar de ter andado bastante, acho que andámos literalmente às voltas na zona do centro velho e centro novo de São Paulo. Durante um almoço num restaurante muito fino, mais umas quantos fotos e risos e fico com a sensação de não estarmos sós…Somos capazes de estar acompanhados de uma forma de vida alienígena na nossa mesa!De tarde tive o meu merecido descanso às pernas, enquanto as mulheres foram às compras, para não comprar nada…o único a fazer compras foi o homem, pois um homem vai às compras para comprar algo, e a mulher vai às compras para ver o que pode comprar!


Com o passar das horas, começamos a preparar-nos para uma noite longa, e de repente tocam à campainha.”- Quem Será?” Ficamos com confirmação que existe vida em Marte, aparece o tal ‘Italiano’ com um presente - Um enorme vaso com orquídeas para oferecer à moça brasileira que fazia anos…Charmoso e Romântico? Talvez, mas o melhor de tudo, foi que vinha com dedicatória…”Uma orquídea para uma flor”. Os portugueses ficaram nas covas…perante tal oferta com tamanho charme. Para mim, acho que foi mais uma bola ao poste, da nave espacial! Se é para fazermos contacto, é para fazermos contacto…mas reservo-me ao direito de gozar em silêncio com a situação durante dois minutos!Fomos a um restaurante muito conhecido em São Paulo, o Bar do Juarez, acompanhados com muitas caipirinhas, boa disposição e picanha da boa, mais algumas fotos do momento, e com o intuito de continuar a virada cultural seguimos direitos a parque ibirapuera, e eis que estamos numa virada cultural de tunning…


Com o passar dos minutos, chegamos à discoteca em Brooklyn, a “Charmed”, uma fila enorme para entrar e muito tempo de espera. Conhecemos então um grupo de brasileiros entre os quais está a aniversariante, só me ocorre um pensamento - “ainda bem que o ‘italiano’ não trouxe o vaso para oferecer. À entrada foi complicada:
Entro digo o meu nome a uma pessoa para ver se estou na lista VIP, é me dado uma senha de entrada dada por outra pessoa, depois é me dado por outra pessoa uma pulseira de camarote, depois outra pessoa pergunta se já tenho pulseira, digo que sim, sou encaminhado para outra pessoa para entregar a minha senha, dizer meu nome e trocar por um cartão de banda magnética, na pessoa ao lado é me pedido um número de telefone, e depois por fim sou revistado para ver se tenho algum tipo de arma. Finalmente estou dentro da discoteca…


A música não era a melhor, mas como todo o bom português faz e bem, desenrascou-se a situação com a boa disposição. O que safou a noite, foi o êxito do funk carioca “piriri piriri…tou ficando atoladinha”, as caipirinhas e dançar até não poder mais…Que Noite!!!


No Domingo foi dormir….para mim a virada cultural continuou nos lençóis…depois de uma noite de arromba, um descanso de rei…ainda fomos de tarde ao parque do MASP, e depressa passou o Domingo! Num momento de inspiração, durante uma conversa fiz uma premonição … que se concretizou! O metro ficou sem electricidade durante a nossa ida para a estação rodoviária de Tietê. Tenho que jogar no totoloto…eh eh eh!
Foi um grande fim-de-semana, em que espero que o pessoal de Curitiba tenha gostado de ter conhecido, alguma cultura desta Capital, que nunca dorme, e que com a virada cultural da noite anterior os tenha divertido.